Trocar os pneus do carro pode parecer uma tarefa simples, mas quando feita em uma concessionária (conhecida como “ディーラー” no Japão), o processo pode envolver mais do que apenas substituir as rodas. Recentemente, passei por essa experiência no Japão e, neste artigo, compartilho os detalhes, aprendizados e pontos de atenção para quem pensa em fazer o mesmo.
Atendimento e Primeiras Impressões
Ao chegar na concessionária, fui recebido de forma extremamente educada, como é típico no atendimento japonês. Antes mesmo de discutir os pneus, o atendente ofereceu um café e pediu para aguardar alguns Fã para Dados minutos. Em seguida, fizemos juntos uma breve inspeção no carro. Eles verificaram o estado dos pneus antigos e me apresentaram algumas opções de substituição.
O interessante foi o nível de detalhamento: mostraram as marcas disponíveis, tempo estimado de vida útil, nível de ruído e desempenho em pista molhada. Tudo com fotos, vídeos e explicações técnicas. Foi como uma mini aula sobre pneus.
Custo e Tempo de Espera
Um dos pontos mais discutidos por quem troca pneus na concessionária é o custo. De fato, os preços são mais altos do que em lojas independentes. No meu caso, a diferença foi de aproximadamente 20% a mais do que eu pagaria em uma loja de pneus online.
O lado positivo foi o tempo de espera. Marquei o serviço com antecedência e, no dia agendado, tudo foi feito em menos de 90 minutos. Além disso, fizeram alinhamento, balanceamento e uma rápida inspeção dos freios sem custo adicional.